terça-feira, 14 de julho de 2009

Dzeko, Edin Dzeko


Grafite e Dzeko. Essa não é mais uma dupla caipira da música brasileira, mas foi no embalo deles que a torcida do Wolfsburg comemorou o primeiro título da história do clube na Bundelisga. Juntos, marcaram 54 gols na competição, superando a marca história de Gerd Müller e Uli Hoeness quando balançaram as redes 53 vezes na temporada 1971/72, pelo Bayern de Munich.

A dupla fez história na Bundelisga. Grafite, artilheiro do campeonato com 28 gols, é bem conhecido da torcida brasileira. Já o bósnio Dzeko, segundo maior goleador da competição com 26 gols, deixou para trás o anonimato e hoje é considerado uma das grandes revelações da temporada.

Edin Dzeko nasceu em Sarajevo, capital da Bósnia-Herzegóina, em 17 de março de 1986. Em 2003 começou a carreira profissional no FK Zeljeznicar Sarajevo, onde disputou 40 jogos e marcou 5 gols. Nesse mesmo ano surgiu também a primeira convocação para a seleção sub-19 do seu país.

Em 2005 ele mudou para o FK Teplice da Republica Theca e foi o artilheiro da liga nacional com 16 gols em 43 partidas na temporada 2006/07.

O bom desempenho agradou o técnico Felix Magath e abriu as portas do Wolfsburg, que em junho de 2007 desembolsou 4 milhões de euros para contar com Edin Dzeko no elenco.

Na alemanha, Dzeko apareceu para o mundo. Com 1,92m de altura e dono de um chute preciso com a perna direita, engana-se quem pensa que ele seria apenas uma referência dentro da área. Dzeko é um atacante com muitos recursos que vão desde a força e o bom posicionamento até as jogadas caindo pelas pontas. A dupla com Grafite superou todas as expecativas que haviam sobre o ataque até então desconhecido do Wolfsburg.

Apesar do excelente resultado e o apelo dos torcedores, Dzeko ainda não tem futuro garantido na equipe alemã. Grandes clubes da europa já demonstraram interesse em contar com o futebol da jovem promessa bósnia. O Milan, que procura uma renovação de elenco para a próxima temporada é um dos mais interessados em contratar Dzeko.

Entre tantas especulações uma coisa é certa: se ele continuar na alemanha os torcedores vão comemorar e a equipe saberá que poderá contar com um belo atacante para a próxima temporada, mas se Dzeko for vendido para um grande clube pode garantir uma bela receita para os cofres do Wolfsburg.

Ficha técnica
Nome: Edin Dzeko
Data de nascimento: 17/03/1986
Posição: atacante
Clube atual: VFL Wolfsburg
Clubes anterioes: FK Zeljeznicar Sarajevo, FK Teplice
Seleção: 13 jogos
Willian Okada

Nenhum comentário: