terça-feira, 10 de junho de 2008

A janela abre lá ... E o bom futebol pára aqui!!!

Como todos nós sabemos os campeonatos europeus acabaram, Real Madrid venceu na Espanha, Internazionale venceu na Itália, Bayern na Alemanha, Man Utd na Inglaterra e na Champions.

Mas esse post não foi escrito para falar do velho continente, foi feito pra falar do nosso futebol.

Falaremos sobre mais um defeito ou uma divergência de calendário que causa problemas para vários times brasileiros.


O JEITO CERTO
Na europa por exemplo não existem campeonatos estaduais, existem campeonatos regionais que são disputados apenas por equipes muito pequenas que não disputam nenhuma das 5 divisões do futebol profissional. Para os grandes em toda a Europa só é permitido se transferir durante a abertura das janelas de transferências. Vejamos as datas:

A maioria dos campeonatos nacionais da europa se iniciam entre 01 e 12 de agosto.

Após o dia 30 de agosto não é permitida mais nenhuma transferência, as negociações podem prosseguir mas os atletas só podem integrar o elenco oficialmente quando a próxima janela se abrir. Para as equipes que disputam a champions league a regra é a seguinte "Todo ano uma nova data limite é estipulada para as inscrições de no máximo 25 jogadores sem limite de jogadores extra-comunitários"

E os times mantém o mesmo elenco até o dia 20 de dezembro que é quando temos uma pequena parada nos campeonatos para as festas e se abre a segunda e última janela de transferências da temporada. Nesta segunda janela de transferências as equipes podem mudar o time o quanto quiserem respeitando as leis nacionais de cada país. Porém para os times que disputam a champions league existe uma pequena ponderação - "Se a equipe no início do ano reservou 2 vagas para possíveis reforços, ela tem a opção de adicionar mais 2 jogadores e ainda substituir outros 2 jogadores da antiga lista" ou "Se a equipe não reservou nenhuma vaga, somente as substituições podem ser feitas" ou seja no máximo 4 reforços podem integrar o elenco no restante da champions.

Após isso as equipes mantém seu plantel até o fim dos campeonatos e reinicia o trabalho no início da próxima temporada de forma organizada.


O NOSSO JEITO
Os estaduais se iniciam e a janela continua aberta. Os estaduais terminam e a janela continua aberta.

A libertadores também tem um limite de inscrições no início da fase de grupos, inscrições essas que se reabrem no início da fase de oitavas de final, a única diferença é que os times podem mudar quantas peças quiserem para o restante da competição.

A libertadores ainda não terminou e o Brasileiro já começou, as inscrições são automáticas se o jogador já estiver registrado no famoso BID da CBF tudo bem ele já pode jogar. Porém só pode reforçar uma equipe que disputa o Brasileirão, aquele jogador que vem de outra equipe do Brasil e ainda não disputou 6 jogos na mesma competição, ou seja, se o jogador vem da Europa, ou de qualquer outro país ele não pode jogar por enquanto, somente em Agosto que é quando a janela de transferências se abre novamente. Difícil de entender ??? O mais interessante é que nesse meio tempo a Europa pode arrancar quantos jogadores quiserem de nossos times.

Com todas essas informações, o que podemos perceber é que o único prejudicado em tudo isso é o torcedor que sofre assistindo o seu time jogar sem mínima vontade.

No Palmeiras, Valdívia parou, Léo Lima parou, Diego Souza parou e até o Luxa parou e o Marcão desabafou.

No São Paulo (ou Milan B), Hernanes, Richarlysson (Ricky), Miranda, Alex Silva entre outros perderam um pouco do foco pois tiveram propostas e queira ou não essas coisas mexem com a cabeça dos jogadores.

No Santos, o time que só tinha criatividade quando Kléber pegava na bola agora não tem nem isso mais, Kléber é o jogador mais assediado da Vila está extremamente sem vontade de defender a camisa do Santos, Rodrigo Souto, Rodrigo Tabata, Molina e até Kléber Pereira também pararam de jogar bem ... Agora eu só não sei se eles pararam porque o Kléber parou ou se também estão afetados pelo fenômeno.

No Cruzeiro, Marcelo Moreno já foi embora, Ramires e Guilherme são constantemente assediados e devem deixar a toca da raposa em breve.

Esses são apenas alguns dos clubes que estão sofrendo para manter um time, ou para repor esse elenco

Nosso calendário e nosso regulamento prejudica e muito o futebol nacional e o que mais me preocupa é que isso pode nos levar a um futuro um tanto quanto nebuloso, no que diz respeito aos campeonatos nacionais. libertadores e até a nível de seleção brasileira.

Um grande abraço,

André Mathias