quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

São Paulo FC - Balanço 2011 + Previsão 2012

O ano terminou e chegou a hora de fazermos um balanço de como foi o ano do nosso clube do coração, quem atingiu as metas, quem superou, quem decepcionou e quais são as expectativas para 2012. Vamos começar com o Tricolor paulista.

São Paulo F. C.

Qual era a meta de 2011?
Classificar para a Libertadores 2012, não importava o meio, se era pela Copa do Brasil, Brasileirão ou Sul-Americana, a diretoria queria a classificação.

Conseguiram?
Não

Porque?
O São Paulo é uma das maiores forças do futebol brasileiro e todos nós sabemos disso, um clube bem estruturado, tem seu estádio, CT e etc, mas a verdade é que o time de 2011 não se encaixou em campo, teve mais fases ruins do que boas, ficou muito próximo da classificação para a Libertadores, terminou o Brasileirão em sexto colocado ficando apenas 1 ponto atrás do classificado Internacional. Um dos principais problemas do time, além da visível falta de entrosamento do time e do atraso na preparação de Luís Fabiano, foram as trocas de treinadores, nomes como os de Adilson Batista e Paulo Cesar Carpegiani não deram certo no comando do time e isso custou o ano do tricolor, foram 4 treinadores em 1 ano. Carpegiani, Adílson, o interino Milton Cruz e Emerson Leão que chegou para mudar a filosofia.

Qual é a meta de 2012?
Classificar para a Libertadores 2013.
Não há dúvidas de que o São Paulo é um clube com grande tradição continental, mais uma vez terão 3 chances de classificar, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Brasileirão. Alguns membros da diretoria tricolor querem o título paulista no início para dar mais tranquilidade para o segundo semestre, mas o presidente Juvenal deixou claro que a prioridade é o retorno para a América.

Como será o time de 2012?

Goleiro
- No gol a vaga ainda é de Rogério Ceni, como bem sabemos ele não é de desistir e deve jogar pelo menos mais dois anos.

Lateral Direita - A torcida ainda pode ter alguma novidade, mas por enquanto as únicas opções para o setor são Ivan Piris e o ex-volante Jean.

Lateral Esquerda - Contratado de volta em 2011 o ex-Flamengo Juan não convenceu e ganhou um forte concorrente, Bruno Cortês, lateral que foi muito bem com a camisa da seleção brasileira recentemente deve ser o novo titular da posição que ainda conta com o jovem Henrique que deve ser emprestado.

Zagueiros - O time de 2011 tinha Xandão, Rodolpho e João Filipe como principais nomes para a função, Edson Silva (ex-Figueirense) e Paulo Miranda (ex-Bahia) chegam para substituir Xandão e Rodolpho que estão indo para Sporting-POR e Juventus-ITA respectivamente. Dessa forma a zaga terá as seguintes opções: Edson Silva, Paulo Miranda, João Filipe, Bruno Uvini e o jovem Luiz Eduardo.

Volantes - A posição mais disputada do time ganhou mais 2 concorrentes, o experiente Fabrício (ex-Cruzeiro) e o repatriado Juninho (ex-Los Angeles Galaxy). O time já contava com Wellington, Casemiro, Denilson, Carlinhos Paraíba e Rodrigo Caio. Fabrício e Casemiro me parecem ser as melhores opções, isso se Casemiro não for vendido para o futebol italiano.

Meias - Com a despedida de Rivaldo, o tricolor ficou com os meias Marlos, Lucas, Cañete e Cícero no elenco. Além desses o São Paulo já acertou a vinda do meia Maicon que se destacou na excelente campanha do Figueirense em 2011 e ainda trabalha para trazer um nome de peso para a posição, o nome preferido da comissão técnica é o de Jadson que já acertou as bases salariais está aguardando liberação do seu clube, o Shaktar Donetsk-UCR.

Atacantes - A posição mais carente do time, com a saída de Dagoberto ficaram apenas Luís Fabiano, Fernandinho, Henrique e Willian José, ainda existem rumores sobre uma possível saída de Fernandinho que não agradou o novo comandante Emerson Leão. Nos bastidores o São Paulo trabalha para trazer um bom nome para jogar ao lado de Luís Fabiano no ataque, Nilmar (ex-Villareal), Rafael Sóbis (Fluminense) e Osvaldo (ex-Ceará) são as principais possibilidades.


* Os nomes em amarelo ainda não estão confirmados no tricolor, são as posições onde a diretoria mais trabalha para trazer reforços.

Na próxima semana vamos falar de Palmeiras, Corinthians e Santos.

Um abraço à todos, Feliz Ano Novo.