domingo, 4 de julho de 2010

Why so serious???

Na Copa de 2006 muitos de nós chegamos a seguinte conclusão: O Brasil saiu daquela forma da Copa pelo "Oba-oba" criado por alguns medalhões, pela falta de seriedade de alguns integrantes do grupo e da comissão técnica. Ronaldo e Adriano em condições físicas deficientes, muita festa e nos esquecemos que jogar futebol era necessário. Henry não quis saber e nos mandou de volta pra casa. Já em 2010 o que vimos foi exatamente o inverso, treinos fechados, jornalistas maltratados, coletivas britânicamente agendadas e muita, mas muita cara feia, esse não é o Brasil.

Ou seja, precisamos encontrar um ponto de equilíbrio para 2014, nem muita cara feia e nem muita brincadeira.
Nosso país é conhecido pela alegria do drible, pela dinâmica de uma jogada rápida, por uma falta bem batida ou por uma subida espetacular dos nossos laterais. Confesso a vocês que minha esperança na Copa era que Robinho pudesse contagiar os companheiros da seleção com a alegria do futebol do Santos, fiquei entusiasmado quando na primeira jogada brasileira da Copa, contra a Coréia do Norte Robinho partiu do lado esquerdo, deu três pedaladas e deu uma caneta no Norte Coreano, pensei que talvez eu tivesse razão, mas foi só o que vimos.
Nos dois primeiros jogos vencemos Coréia do Norte e Costa do Marfim muito mais por incompetência adversária do que por mérito próprio, esperávamos muito mais dos Costa Marfinenses mas a característica inocente do futebol africano nos beneficiou demais, a seleção africana que tinha o melhor preparo físico da Copa não fazia idéia que o tinha, tremeram para a camisa amarela e distribuiram pancadas.
No terceiro jogo da fase de grupos, jogo de compadres??? discordo ... o empate era bom para o Brasil, Portugal tentou vencer e ainda me lembro que Juan merecia ter sido expulso numa bola em que seria encoberto e Cristiano Ronaldo sairia na cara do gol o zagueiro meteu a mão na bola, mas o árbitro errou, deu só amarelo e salvou o Brasil da Espanha.
No jogo contra o Chile, nossa camisa foi a melhor em campo mais uma vez, tremedeira Chilena, boa atuação de Kaká e dos braços de Luís Fabiano = Vitória.
Aí veio a Holanda, um adversário de verdade, Dunga estava ansioso, tenso, com raiva de tudo e de todos. Ele não queria ganhar da Holanda, ele queria na verdade era ganhar do Brasil, dos jornalistas, da torcida e dos críticos. Queria provar pra todos nós que o estilo DUNGA é eficiente SIM, com vibração, comprometimento com nós (Ops) CONOSCO e etc...
Estamos muito acostumados aqui no Brasil a vermos o time do Corinthians jogando, principalmente no ano passado Mano Menezes utilizou Jorge Henrique pela direita e Dentinho pela esquerda impedindo e/ou acompanhando as subidas dos laterais adversários. A Holanda marcou o Brasil da mesma forma, o atacante Kuyt marcou o defensor Maicon de forma impecável e impediu que as investidas do nosso ala fossem bem sucedidas. Do outro lado, a marcação de Robben não era tão eficiente quanto a de Kuyt mas a preocupação de Michel Bastos com um dos melhores jogadores do mundo era visível, Michel não apoiou, teve medo de tomar nas costas e não tivemos jogadas pela esquerda também. Desde os tempos mais primórdios o mundo todo descobriu que marcar os nossos laterais é metade do caminho para o sucesso, faltava o camisa 10, quem pega o Kaká??? Van Bommel levantou a mão fez o que pode, Kaká teve algumas oportunidades pois van Bommel não foi lá tão eficiente assim, mas a verdade é que Kaká, Robinho e Luís Fabiano não receberam uma bola redonda nesse jogo. Mas pq???

No futebol não tem segredo, não dá pra marcar perfeitamente, a história do cada um em um é linda, mas se todos os jogadores do seu time souberem marcar bem você vai me desculpar mas o seu time é um lixo tecnicamente. Alguém teria liberdade, quem a Holanda escolheu para deixar jogar???
O homem mais odiado do Brasil no momento, "Felipe Melo" era no pé dele que o Brasil teria que começar todas as jogadas pois Sneijder não marca ninguém, isso é tão verdade que na única jogada em que o nosso querido personagem Pipo Melo acertou fizemos o gol. Veja como um cartão amarelo pode prejudicar um país, se Ramires não tivesse suspenso, ele certamente seria titular contra a Holanda e talvez fosse a solução para uma saída de bola mais rápida e com mais qualidade.
Mas aí veio a virada Holandesa, seguida da expulsão anunciada por todo o mundo: Pipo perdeu a cabeça, o estilo raçudo de Dunga prejudicara nossa seleção de forma irreversível, o jogador tem que ser muito inteligente para saber diferenciar raça e vontade de intimidação barata e violência desnecessária, essa é uma linha muito tênue, e lá se foi Pipo Melo que não é nada inteligente. O pior jogador do Calccio, pode agora ser eleito como o pior jogador da Copa.


Quando meu coração já não aguentava mais tanta estupidez veio a pior substituição já vista na história das COPAS ... nunca vi algo parecido, algo que eu só consigo explicar com uma histórinha que eu fiz, imaginem essa cena:
DUNGA: "Jorginho vem cá, entra no lugar do 10"
JORGINHO:
"Não Dunga, eu não jogo mais, você precisa de gols agora cara"
DUNGA olhou para o banco eeee:
"Ué, cadê o Ronaldinho, Ganso e Neymar, você não chamou Jorginho???"
JORGINHO:
"Ah Dunga, esquece eles, põe o Nilmar mesmo, os narradores sempre erram mesmo, ninguém vai perceber"
DUNGA:
"Tá .... Vem Nilmar ... ... ... q posição vc joga garoto???"
NILMAR:
"Atacante professor"
DUNGA:
"Jorginhoooo ... ... ... ... o 9 é atacante né???"
JORGINHO:
".......... ÉÉÉ"
DUNGA:
"Entra no lugar do 9 .... .... .... preciso de dois gols"
NILMAR:
"Mas o 9 é nosso artilheiro professor"
DUNGA:
"É, mas você parece o Bebeto ... ... ... vai logo muleque"


Essa é a única explicação para a substituição, Dunga nunca escutou a frase "Perdido por um, perdido por mil" e preferiu perder por dois.

Supervalorizamos o torneio, os jogadores trataram a Copa como a única chance, o Brasil fez com a Copa do Mundo aquilo que o Corinthians faz todos os anos em que classifica para a Libertadores, os jogadores tiveram a obrigação de vencer e isso não é saudável. Futebol tem que ser jogado com mais alegria, jogamos muito sério e a derrota assim vira tragédia.

Estamos fora da Copa, mas a Copa continua.

Obrigado a todos e me desculpe pelo longo texto.