domingo, 18 de julho de 2010

Gol contra do twitter

Hoje é domingo 18 de Julho de 2010 e depois de uma derrota por 1x0 dentro de casa para o Fluminense o jogador Neymar ( @Njr92) do Santos twittou às 22:46hs direto do seu Blackberry a seguinte mensagem: A paciência tem limites e é melhor eu sair do twitter, e não esqueçam que o Santos esta na final da Copa do Brasil !

Depois de ler a mensagem pensei bastante sobre como isso pode influenciar na carreira de um jogador. Temos hoje um grande número de celebridades, artistas, jornalistas e jogadores de futebol que utilizam a ferramenta para fazerem suas declarações. No meio do futebol tivemos nos últimos meses, um BOOM de novos usuários, jogadores como Neymar, Madson, Ronaldo, Dentinho, Rafael Sóbis, Belletti, Grafite, Cicinho, Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Luís Fabiano e até Felipe Mello começaram a "twittar" com mais frequência. Mas que efeito isso pode trazer para a carreira do jogador??? Isso pode de alguma forma prejudicar ou ajudar o desempenho deles nos treinos e nos jogos???
A mensagem do garoto de 18 anos Neymar me fez chegar a conclusão que sim, pode prejudicar e muito. Se o jogador não souber lidar com as mensagens que recebe ele pode sim ficar extremamente abalado. "Você joga muito, vc é o melhor do mundo, lindo gol, casa comigo, te amo" ou "Você não joga nada, firuleiro, sai do meu time, mimado, cai cai, toca a bola e alguns palavrões" - Imagine jogadores experientes como Belletti, Ronaldo e Kaká lendo esse tipo de mensagem, eles devem simplesmente desconsiderá-las pois estão equilibrados o bastante para não se deixarem abater com críticas e nem se deslumbrarem com os elogios. Mas imagine um garoto de 18 anos recebendo esse tipo de mensagem, é perfeitamente aceitável e natural que eles se sintam "O máximo" com os elogios e que fiquem abatidos com duras críticas e palavras ríspidas daqueles que deveriam torcer por eles.
Além de dar margem para a polêmica, o uso inadequado do twitter pode trazer sérios danos para a carreira destes jovens. Além do fator desempenho, quero dizer que isso é inclusive perigoso, se eu fosse sequestrador bastaria seguir um jogador como o André, Madson ou Neymar no twitter para saber qual é exatamente sua rotina, é desnecessário e é até certo ponto imprudente que pessoas públicas postem mensagens do tipo: "Saindo para o treino", "Indo pro jogo", "Acabou o treino". Estou extremamente preocupado com o caminho que isso pode tomar e se eu fosse diretor de qualquer equipe, pai ou empresário de atleta, assessor de imprensa do clube já teria tomado alguma medida para que meus atletas não fossem influenciados por pessoas que sequer tem autorização de falarem com eles, isso é uma falta de blindagem por parte de todos.
Jogadores como Dentinho, Neymar, Madson entre outros precisam ser instruídos a cumprir algumas regras se quiserem continuar usando a ferramenta.

Essa é uma mensagem que deve servir de alerta, espero poder atingir um certo objetivo com ela, por isso peço a todos os que leram até o fim que divulguem via twitter e fiquem à vontade para postá-las em seus blogs, com os devidos créditos é claro, rsrsrs.

Um grande abraço a todos,

Tenham uma excelente semana.

Dedé Mathias
http://twitter.com/dedemathias