domingo, 4 de março de 2012

Galvão, o menino mimado que manda na seleção do Mano.

A seleção brasileira entrou em campo mais uma vez nessa semana, vencemos a Bósnia por 2 x 1 num jogo fraco e de pouca técnica. Assistindo ao jogo numa transmissão alternativa da equipe da Tv Globo, onde o narrador Galvão Bueno parecia estar nas arquibancadas do estádio enquanto Tiago Leifert e os comentaristas se reuniram nos estúdios da TV, confesso ter ficado um tanto quanto irritado pela quantidade de vezes em que a equipe "Global" cobrou os nomes de Robinho e Kaká nas próximas convocações, o líder Galvão e seus comentaristas trataram os nomes de Kaká e Robinho como um clamor nacional, falaram como porta-vozes, como se o país todo estivesse pedindo, tal como fizemos com Romário em 2002 e com a dupla Ganso e Neymar em 2010. Um grande mentira.

Falando inicialmente de Robinho, não é novidade pra ninguém que Robinho nunca convenceu com a camisa amarela, tirando no Santos, nunca foi titular absoluto, nunca conquistou a posição e nunca mais se adaptou em nenhum clube por onde passou, na ano passado pelo Milan, alternou bons e maus momentos, não se firmou como titular e perdeu a disputa para o veterano Cassano. No fim do ano passado Cassano se lesionou e Robinho ganhou a tão esperada sequência de jogos, já que Alexandre Pato está praticamente fora dos planos do treinador, nos últimos jogos da Champions e do Calcio, Robinho vem jogando ao lado de Ibrahimovic no ataque vem merecendo alguns elogios, mudou a forma de jogar, está mais adaptado ao futebol Italiano e vem melhorando a cada jogo, deve ganhar uma vaga em breve nessa seleção mas não é nem de longe a unanimidade pré-anunciada pela TV Globo.

Agora com relação a Kaká o absurdo é ainda maior, basta acompanhar um pouco os jogos do Real Madrid para saber que Kaká não é atualmente material de seleção brasileira, apesar do que muitos andam dizendo, ele não é titular do Real, só é titular em jogos em que Mourinho poupa seus principais atletas, é sim um reserva de luxo, um reserva que custa muito caro aos cofres de Madrid e que com certeza será negociado na próxima janela de transferências, é um jogador inteligente, experiente e que pode voltar a seleção algum dia, mas por enquanto precisa de sequência, ritmo de jogo e confiança para voltar.

O grande problema é que a seleção de Mano Menezes não me parece imune às pressões da TV Globo e do clamor nacional altamente influenciado por ela, no fim do ano passado vimos a mesma equipe de transmissão gritar, pedir, espernear e implorar pela convocação de Ronaldinho Gaúcho que foi rapidamente chamado, é verdade que R10 fez bons jogos ao lado de Neymar & Cia no fim do ano passado, mas as férias chegaram, a dieta mudou, os treinos diminuíram e o rendimento do Gaúcho no Flamengo e na seleção não é mais o mesmo de alguns meses atrás, e agora? O que fazer com a camisa 10? O curso natural das coisas é que PH Ganso a receba de volta, mas a TV não quer mais Ronaldinho, o problema agora é do Mano, agora a TV quer Kaká e Robinho, essa é a nova campanha. 

Estou cansado da Globo e da sua pergunta do internauta, estou cansado de ver o Galvão dizendo quem eu quero ou quem eu não quero na seleção, eu discordo severamente que Robinho, Kaká ou Ronaldinho devam estar na seleção agora, devemos nos preparar para as Olimpíadas, temos 3 vagas para jogadores acima dos 23 anos e duas já são de Dani Alves e Thiago Silva, precisamos de um time forte nas Olímpiadas, ATLETAS de altíssimo rendimento, criando na sequência uma base entrosada para a Copa do Mundo 2014. 

O Brasil quer ver o resultado em campo, quer ver o time jogando bem e vencendo, treinadores como Parreira, Felipão e até o velho lobo Zagallo foram contra o clamor nacional e tiveram bons resultados no final, está na hora de termos uma seleção com mais identidade, precisamos de um estilo de jogo, de um camisa 10 e de um camisa 9 que decidam as partidas e que devolvam ao país a alegria de torcer para a nossa seleção.