quinta-feira, 22 de abril de 2010

Eles podem mudar um jogo ... Profissão? "Narrador"

Como muitos nesse país sou um adepto do futebol, torcedor, corneteiro, chato e espectador exigente. Somos o país do futebol e revelamos craques e mais craques, sem intervalos de tempo, somos definitivamente o maior celeiro do mundo.

Mas há pouco, com o crescimento de alguns canais fechados e com a transmissão de campeonatos europeus e continentais em diferentes canais, acabamos nos surpreendendo com a diferença na qualidade da transmissão de algumas partidas de canal para canal. Uma transmissão de uma partida envolve uma quantidade de profissionais que eu nem imagino e o que mais me chama a atenção hoje em dia é a revelação de bons narradores.

A cada dia que passa ou a cada jogo que eu assisto tenho mais certeza de que narrador bom é aquele que entende e gosta de futebol. Aquele que sabe o nome dos jogadores pelo jeito de correr ou de bater na bola, aquele que sabe que a pedalada alta é do Hernanes, que o Neymar não é o Nilmar, aquele que sabe a diferença entre Xavi e Iniesta entre outras particularidades.

Nos anos 90, quando a TV à cabo era inviável a TV Aberta nos limitou a conhecer apenas alguns famosos narradores. O mais famoso deles é o sempre emocionado Galvão Bueno, narrador de voz influente, grave e forte. Demonstra sempre muito amor pela profissão e tem aquele patriotismo impressionante, mas é mais do que óbvio que depois de todo esse tempo de carreira Galvão demonstre que é o automobilismo que realmente lhe interessa, é disso que ele gosta e é esse o assunto onde ele consegue discutir com qualquer Reginaldo Leme. Depois de Galvão Bueno, tivemos o excelente Osmar Santos que teve sua carreira interrompida com um grave acidente de carro em 22 de Dezembro de 1994, hoje Osmar se dedica a pintura pois sua fala ficou comprometida, suas obras encontram-se em importantes coleções.
Além de Galvão e Osmar, os anos 90 nos deram alguns estilos diferentes de narradores Luciano do Valle tinha um estilo mais popular, de voz estridente e um grito de GOL que realmente levava qualquer torcedor a loucura, mas o tempo também passou pra ele e hoje Luciano é um narrador decadente e um tanto quanto equivocado, falha inúmeras vezes durante as partidas e demonstra com informações incorretas a todo instante que não acompanha o futebol como deveria. Depois dele conhecemos o excelente Silvio Luiz, diversão garantida durante as piores partidas. Criador de bordões como "Pelas barbas do Profeta", "Pelo amor dos meus filhinhos" "O que é que eu vou dizer lá em casa"entre outros que foram imortalizados na história do futebol.

A verdade é que com o crescimento dos Canais ESPN e SporTV, conseguimos encontrar narradores que realmente mudam a partida para melhor, trazem informações relevantes, interagem com o público, fazem brincadeiras e piadas interessantes.

Um dos melhores da atualidade na minha opinião está apenas no canal errado, Milton Leite é realmente impressionante, sempre bem humorado Milton também criou bordões extremamente engraçados como o "Que Beleza" ou "Pegou ali de TORNOZELO o Fulano". Diversão certa independente da partida, Milton Leite trás de volta o bom humor de Silvio Luiz na medida certa.

Os canais ESPN são responsáveis pela revelação dos nossos 3 próximos nomes.

Paulo Soares (O amigão): Narrador de fala muito rápida e muito, mas muito fôlego o Amigão vinha se destacando nos canais ESPN pela qualidade e nitidez na narração além de trabalhar como âncora em alguns programas da rede, mas no meio do caminho tinha uma pedra (hehehe) o nome da pedra? José Trajano, um monstro perfeccionista do jornalismo esportivo que deixou o nosso amigão extremamente desconfortável durante um Linha de Passe - Mesa Redonda. Resultado: Paulo abandonou o programa ao vivo e depois disso desapareceu por um bom tempo da programação. E no melhor estilo Phoenix, ele renasceu das cinzas e foi com os trabalhos na TV e principalmente na rádio Eldorado/ESPN que Paulo arrecadou prêmios e é hoje um dos melhores narradores do país.

João Palomino: Direto de Taquaritinga(SP) e com uma confiança impressionante, narrador dos grandes jogos dos canais (final de Champions League é com ele mesmo), principal e melhor âncora esportivo do país. Palomino tem um vocabulário vasto, conhece futebol e pode fazer as vezes de comentarista sem passar vergonha.

Paulo Andrade (DODA): Esse sim, um viciado em futebol que demonstra nas suas narrações exatamente aquilo que eu quis dizer lá no início do meu texto, um cara que dificilmente erra os nomes dos jogadores, conhece do assunto pois já esteve com uma bola nos pés. Suas narrações na Champions League e Campeonato Inglês demonstram o que podemos esperar dele e de toda a equipe para a transmissão da próxima Copa. Se houvesse um prêmio de Narrador revelação certamente o meu voto seria dele.

Parabéns a todos esses grandes profissionais que trazem com cada vez mais qualidade de imagem, som e informação as emoções do esporte mais famoso do país.