quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Santos F.C. - Balanço 2011 + Previsões 2012

Santos F. C.


Qual era a meta de 2011?
Fazer boa campanha na Copa Libertadores da América 2011 e classificar para a edição 2012 da competição.

Conseguiram?
Sim, superaram as expectativas. Foram campeões, garantiram classificação antecipada, e jogaram o mundial no Japão contra o Barcelona.

Porque?
No início de 2010, Dorival Jr. e a nova diretoria começaram um trabalho visando vencer a Libertadores até 2013. A verdade é que os meninos da Vila comandados por Neymar Jr. superaram as expectativas, encurtaram o caminho vencendo a Copa do Brasil de 2010, depois da saída de Dorival, passaram Marcelo Martelotte e Adílson Batista que não convenceram, antes que fosse tarde, a diretoria acertou com o excelente Muricy Ramalho, que chegou ao Santos precisando de uma vitória fora de casa para se classificar no grupo da Libertadores, o time se acertou defensivamente e a estrela de Neymar pode brilhar. Assim o Santos se transformou num time eficiente e vitorioso.

Qual é a meta de 2012?
O Santos jogou o mundial de clubes contra o Barcelona e tomou um baile, mal teve a posse da bola, foi dominado por um time de futebol diferenciado, modelo espetacular, variação tática brilhante. Sendo assim, essa é a nova meta do Santos para os próximos anos, entender, praticar e executar em campo a difícil eficiência catalã nos campos brasileiros e sul-americanos. Vencer a Libertadores e fazer melhor campanha no Brasileirão 2012 é a meta santista.

Como será o time de 2012?

Goleiro
- Com Aranha e Vladimir na reserva, Rafael segue como o camisa 1 do Peixe. Além desses, Felipe e Fábio Costa que ainda têm contrato, retornam mas devem ser emprestados e/ou negociados.

Lateral Direita - A posição é um problema no Santos há muito tempo, no início de 2011 o time contava com Jonathan, Danilo e Pará. No meio do ano Jonathan foi negociado com a Inter de Milão, no fim do ano Danilo foi para o Porto. A diretoria agiu rápido e trouxe Jonas, revelação do Coritiba em 2011.

Lateral Esquerda - Apesar de contar com Léo, a comissão técnica vai atrás de mais um nome, Gerson Magrão ex-Cruzeiro que recentemente se desligou do Dinamo de Kiev - UCR está acertando com o Peixe.

Zagueiros - No final de 2011 vimos o zagueiro Durval ser deslocado para a lateral esquerda e o miolo de zaga foi formado por Dracena e Bruno Rodrigo, apesar de Durval não ter sido aprovado na ala, Bruno Rodrigo surpreendeu e muito o treinador. Durval deve perder espaço como titular em 2012.

Volantes - Com a recuperação de Adriano o Santos fica com as seguintes opções no elenco: Adriano, Arouca, Henrique, Possebon e Anderson Carvalho.

Meias - Apesar de ter tentado a contratação de Zé Roberto e Cleiton Xavier, o meio campo do Santos deve ser o mesmo de 2011, novidades da base podem surgir em 2012, por enquanto o time conta com as seguintes opções: Ganso, Elano, Ibson, Breitner e Felipe Anderson. A diretoria ainda trabalha para reforçar a posição.

Atacantes - Com muito esforço, orgulho e muito melhor do que qualquer reforço, o Santos conseguiu o mais difícil que era segurar o jovem Neymar, pretendido por clubes do calibre de Real Madrid e Barcelona o jovem vai ficar na Vila até 2014. Além da dupla titular, Borges e Neymar, o Peixe conta com os atacantes, Rentería, Alan Kardec, Diogo e Tiago Alves.

Qual a base para 2012?

O Santos de Muricy terminou o ano jogando num 4-4-2 com variação para o 4-1-2-1-2, tudo depende muito da atuação de Elano ou de Ibson na meia direita, se não forem bem Muricy pode optar por uma formação diferente, veja as opções:


Opção 1, mais ofensiva com Elano ou Ibson jogando pela meia direita:
Opção 2: Se o time não se encaixar no 4-4-2, Muricy deve mudar rapidamente para o 4-1-2-1-2, foi nessa formação que o time venceu a Libertadores 2011, veja:



* Os nomes em amarelo ainda não estão confirmados no Santos, é a posição onde a diretoria mais trabalha para trazer reforços, além do meio campo.

O você Santista, o que achou da base do time para 2012?

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Corinthians - Balanço 2011 + Previsões 2012

S. C. Corinthians Paulista


Qual era a meta de 2011?
O Corinthians teve duas metas durante o ano. A "Meta 1" era Vencer a Libertadores. A "Meta 2" veio depois da desclassificação continental frente ao Tolima, já que não participava da Sul-Americana e nem da Copa do Brasil o Corinthians concentrou todas as suas forças no Brasileiro e a nova meta era Classificar para a Libertadores através do Brasileirão.

Conseguiram?
Meta 1 - Não
Meta 2 - Sim, superaram as expectativas.

Porque?
A derrota para o Tolima na Pré-Libertadores marcou o fim da era Ronaldo "Fenômeno" e o Corinthians teve que se reestruturar no meio do ano, além de Ronaldo, Jucilei e Roberto Carlos também foram para a Rússia, mas a diretoria teve paciência e deu tempo de trabalho ao técnico Tite, trouxe bons reforços como Liédson e Alex. A "meta 2" era de se classificar para a Libertadores através do Brasileirão, o time superou todas as expectativas, não só se classificaram direto, como levaram o título nacional.

Qual é a meta de 2012?
A nova diretoria alvinegra quer ver a continuidade do trabalho que foi iniciado com Andres Sanches, o contrato do treinador foi renovado. Continuar ganhando títulos importantes é a principal idéia da diretoria mas é claro que mais uma vez a primeira meta do Corinthians no ano é a conquista da tão sonhada Copa Libertadores da América.

Como será o time de 2012?

Goleiro
- Apesar de ser contestado por alguns torcedores, Julio Cesar parece ter conquistado a confiança da comissão técnica e o jovem Cassio que chegou do PSV vem para disputar posição.

Lateral Direita - Apesar de ter tido um ano conturbado e cheio de lesões, Alessandro é o preferido da torcida, capitão do time e será o titular da posição. Weldinho é a segunda opção do setor.

Lateral Esquerda - Ramon e Fabio Santos devem disputar posição, Fabio ainda é o preferido da comissão técnica e deve começar a temporada como titular.

Zagueiros - O setor que mais mudou durante o ano de 2011 ganhou o reforço de Felipe (ex-Bragantino). Ainda sem saber se irá ou não contar com o "ex-capitão" Chicão, o setor terá as seguintes opções: Castán, Paulo André, Marquinhos, André Vinícius, Felipe e Walace.

Volantes - A dupla Paulinho e Ralf continua no timão. Moradei, Edenilson, Bruno Otávio e Nenê são as opções do elenco. Não deveremos ter novidades na cabeça de área.

Meias - Pouco aproveitado em 2011, Morais está de saída, Alex é o principal nome da posição. Montillo é o grande sonho e a diretoria briga muito para contar com o craque argentino. Enquanto Montillo não vem, Vitor Junior e o chinês Zhizao reforçam a posição. Danilo, Ramirez, Alex, Matheus, Zhizao e Vitor Junior são as opções.

Atacantes - São muitas opções para duas ou três vagas. Adriano, Liédson, Emerson Sheik, Jorge Henrique, Willian, Gilsinho e Elton, além dos novatos Elias e Taubaté. Com Adriano ainda fora de forma e sem previsão para tal, Emerson, Elton, Liédson, Jorge Henrique e Willian me parecem diputar as vagas que devem ser três.

Qual a base para 2012?

As variações táticas do Corinthians durante o ano foram várias, mas o fator que deve decidir qual será a tática mais usada em 2012 será a vinda ou não do meia Montillo, veja por que:

Sem Montillo, o Corinthians tem apenas uma boa opção para a meia e deve continuar utilizando três atacantes:


Se Montillo vier, a montagem do time pode mudar:



* Os nomes em amarelo ainda não estão confirmados no timão, é a posição onde a diretoria mais trabalha para trazer reforços.

O você Corinthiano, o que achou da base do time para 2012?

Em seguida, finalizamos com o Santos.

S. E. Palmeiras - Balanço 2011 + Previsão 2012

S. E. Palmeiras

Qual era a meta de 2011?
Também tinham 3 formas de classificar para a Libertadores, era o sonho da diretoria no início do ano.

Conseguiram?
Não

Porque?
O ano do Palmeiras foi marcado com um dos mais turbulentos da sua história, teve jogador agredido pela torcida, ídolos dispensados, ameaças de morte e sequestros. Foram inúmeros problemas políticos e problemas no comando técnico. Felipão dificilmente repetiu uma escalação e o time foi instável em todos os setores.

Qual é a meta de 2012?
César Sampaio assumiu a diretoria de futebol do clube recentemente e parece ter trazido mais tranquilidade para o comandante Luís Felipe. A meta ainda é classificar para a Libertadores 2013 e voltar a ganhar títulos. Os últimos dois títulos verdes foram a Série B (2003) e o Paulistão (2008), o último grande título foi a Libertadores em 1999.


Como será o time de 2012?

Goleiro
- São Marcos ainda não decidiu se vai ou não parar de jogar em 2012, mas a verdade é que o titular da posição é Deola, e assim deve continuar durante toda a temporada.

Lateral Direita - Um dos que se salvaram das críticas em 2011 foi Cicinho, bom lateral, apoia com velocidade e marca com eficiência, não devemos ter novidades nessa posição.

Lateral Esquerda -Nenhum lateral do elenco de 2011 se acertou, Gabriel Silva foi vendido para a Udinese, mas a diretoria agiu rápido e trouxe Juninho (ex-Figueirense), o ala deve começar o ano como titular da posição.

Zagueiros - A diretoria ainda trabalha para trazer mais um nome para essa posição, o mais próximo é o argentino Adalberto Román do River Plate, além dele o Palmeiras já conta com Henrique, Maurício Ramos, Leandro Amaro e Thiago Heleno. Henrique e Román me parecem ser os mais fortes do elenco.

Volantes - Ao contrário do SP, o verdão não tem nomes de sobra para a posição e ainda sofre com um erro de 2011 que foi, liberar Pierre para o Atlético Mineiro. Agora o Galo briga para ficar com Pierre que parece querer ficar em Minas, a saída pode ser a vinda de Richarlyson, antigo sonho verde que é o nome indicado por Felipão. Márcio Araújo, Assunção, Chico e João Vitor são os únicos volantes do elenco. A posição ainda precisa de reforços.

Meias -A posição sem dúvidas mais carente do elenco, em 2011 o Palmeiras gastou muito dinheiro para trazer Valdívia de volta, e a verdade é que o chileno não deu o retorno esperado. Além de Valdívia, o elenco verde têm os Patrick's, Tinga e Pedro Carmona. A única possibilidade por enquanto é a vinda de Daniel Carvalho do Galo que parece estar bem próxima.

Atacantes - A diretoria ainda tenta dar as últimas cartadas para contar com Diego Tardelli, mas a negociação parece estar cada vez mais distante. Os nomes do elenco são: Maikon Leite, Vinícius, Dinei, Luan, Fernandão e Ricardo Bueno. Muitos nomes foram especulados mas não houve nenhuma movimentação concreta no mercado e o Palmeiras parece querer mais do que realmente pode.

Qual a base para 2012?

Uma das táticas mais utilizadas pelo Palmeiras em 2011 foi o 4-5-1 com variação ofensiva para o 4-3-3, se Luís Felipe decidir continuar utilizando a tática escalação de 2012 pode ser a seguinte:



Se Felipão optar pela variação do tradicional 4-4-2, a base pode ser a seguinte:


* Os nomes em amarelo ainda não estão confirmados no verdão, são as posições onde a diretoria mais trabalha para trazer reforços, além do ataque.

O você Palmeirense, o que achou da base do time para 2012?

Em seguida, falaremos de Corinthians e Santos.