domingo, 2 de novembro de 2008

Time da Semana: Tottenham Hotspur

No jogo que reuniu os extremos da tabela, o Tottenham surpreendeu o então último invicto, o Liverpool, e venceu por 2 a 1, em jogo válido pela 11ª rodada do Campeonato Inglês. Com o resultado, o time de Rafael Benítez perdeu a liderança para o Chelsea, que goleou impiedosamente o Sunderland por 5 a 0. Agora, tanto Liverpool quanto Chelsea somam 26 pontos, mas a equipe de Felipão leva vantagem no saldo de gols. Por sua vez, os Spurs, que tiveram um início preocupante ainda sob o comando de Juande Ramos, vive claramente um novo momento sob as ordens de Harry Redknapp, que já na rodada anterior havia arrancado um heróico empate com o Arsenal por 4 a 4.

Parecia que o Liverpool não teria dificuldade alguma para superar o lanterna da Premier League. Tanto que, logo aos três minutos, Kuyt recebeu lançamento de Robbie Keane e, em tiro cruzado, não deu chances para o goleiro Gomes. Por sua vez, o Tottenham respeitava demais o adversário, e quase não chegava ao ataque, à exceção de um chute de Modric da entrada da área, defendido por Reina.

O Liverpool optou por uma blitz avassaladora na segunda etapa. Logo aos três minutos, Gerrard, já dentro da área, chutou, a bola desviou no cotovelo de um zagueiro e tocou na trave, após leve desvio de Gomes. Cinco minutos depois, o ex-goleiro do PSV Eindhoven bobeou na saída de bola e quase foi encoberto no belo arremate de Gerrard, o nome do jogo. Ele mesmo, aos 13 minutos, acertou nova finalização, mas a bola acabou sendo interceptada pelo próprio companheiro Riera. Dez minutos depois, a ducha de água fria. Após cruzamento na área de Reina, o zagueiro Carragher jogou contra o próprio patrimônio e, ao tentar desviar a bola, empatou a partida. O Liverpool não assimilou o gol e diminuiu o ímpeto. O Tottenham se aproveitou e, no minuto derradeiro, o oportunista Roman Pavlyuchenko apareceu na pequena área, aproveitando rebote de Reina, e decretou a virada, fazendo explodir o White Hart Lane.

Harry Redknapp.

O treinador que mudou completamente o abatido time dos Spurs, anteriormente comandado por Juande Ramos é o principal destaque da equipe. Só nesta última semana o Tottenham venceu de virada dois dos gigantes ingleses: Arsenal e Liverpool respectivamente são as equipes que mais sofreram nas mãos e nos pés de Bentley, Pavlyuchenko e cia.

Quando perguntado sobre o efeito do novo treinador sobre elenco o atacante Darren Bent não exitou em elogiar e muito o novo chefe:

"Ele nos faz acreditar realmente que somos grandes jogadores e que temos condições de vencer sempre, com ele nós sabemos que temos chances. Com ele podemos ter longas conversas e dizer como nós estamos nos sentindo realmente, já com Juande e seu espanhol era um pouco difícil. Harry nos proporciona um grande ambiente e é um ótimo treinador"