quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Missão cumprida para Muricy e Cia...


O Santos jogou hoje 14/12 pela manhã no horário de Brasília contra o Kashiwa Reysol, a vitória contra a equipe japonesa traz muita tranquilidade para toda a torcida santista. Mas como assim - você deve estar se pensando - ainda tem o Barcelona pela frente. Eu respondo - Sim, o Santos ainda tem o provável jogo contra o Barcelona mas o principal fantasma, o time que o Santos tinha a obrigação de vencer, venceram. Esse é o fator mais assustador para nós brasileiros, isso tudo acontece muito por conta do Internacional-RS no ano passado, a zebra africana chamada Mazembe mandou os gaúchos mais cedo pra Porto Alegre e impediu o Inter vs Inter que gostaríamos de ter visto em 2010.

É bem verdade que esse Santos é tecnicamente muito superior ao Inter que foi ao Japão em 2010, mas possíveis zebras só são neutralizadas com a bola rolando. E o Santos foi a luta:

O jogo
Falando sobre o jogo, o Santos começou errando alguns passes no meio de campo e dando algumas chances ao time japonês, Neymar estava inspirado e já havia feito umas duas ou três belas jogadas quando recebeu bom passe de Ganso, cortou dois zagueiros e bateu de esquerda no ângulo do goleiro do Kashiwa. Poucos minutos depois Borges recebe de Durval, carrega pelo meio e solta uma bomba no outro ângulo. 2 x 0, os times voltam para o segundo tempo, o Santos tenta se poupar e esfriar a partida, o Kashiwa parte pra cima com o que têm, Jorge Wagner, Leandro Domingues e Sakai são os mais acionados e é num escanteio bem batido por Jorge Wagner que o lateral Sakai sobe mais do que Henrique e faz 2 x 1. A pressão aumentou, mas numa boa batida de falta de Danilo o goleirão tentou fazer um golpe de vista mas a bola entrou, 3 x 1 e o Santos pega o vencedor de Barcelona x Al Sadd que jogam amanhã.

É possível ganhar do Barcelona?
Sim

Mas como?
Eu sei lá, se eu soubesse seria técnico do Real Madrid. Com certeza assistir muito e estudar o time catalão são coisas que Muricy já fez bastante, por isso ele sabe que tentar criar uma fórmula mágica, uma tática de guerra para bater o Barcelona não existe. Jogar contra os espanhóis é muito difícil, a variação tática do time de Pep Guardiola é fascinante, a leveza e a paciência budista com que o time catalão toca a bola esgota fisicamente o adversário e são de causar inveja e ira de qualquer José Mourinho. Recentemente assisti um time da Europa jogar muito bem contra o Barcelona, o Milan de Ibrahimovic, Boateng e cia pressionaram muito a saída de bola do Barça e conseguiram jogar de igual para igual. Acredito que uma das estratégias a serem aplicadas seja essa, pressão na saída de bola. Além disso, sabemos que o forte do Barcelona é o conjunto, já o Santos tem valores individuais que podem desequilibrar uma partida inclusive contra o poderoso Barcelona. Terão que trabalhar muito pra isso, mas, o trio da foto Borges, Neymar e Ganso pode surpreender.
Ah, mas o Real Madrid tem o Cristiano Ronaldo e não consegue ganhar do Barça!
Cristiano Ronaldo é um excelente jogador e pode desequilibrar várias partidas durante a temporada, acontece que contra o Barcelona a pressão sobre ele é tão grande que o português dificilmente consegue fazer boas exibições.

Favoritismo Espanhol 
O Santos agora é a zebra, o peso, a responsabilidade e a obrigação de ganhar é toda do Barcelona. 

Vamos nos preparar para assistirmos no domingo de manhã ao provável melhor jogo do ano.