sexta-feira, 20 de maio de 2011

Uma visão mais NERD - Santos x Once Caldas

Me lembro dos campeonatos de vídeo-game que fazíamos em casa, com meus irmãos e amigos. Todos treinavam muito, se esforçavam ao máximo para desenvolver a habilidade necessária para vencer e se divertir durante as partidas.

Era um verdadeiro vício, um duelo de pequenos gigantes, orgulhosos e nada humildes mas experts naquilo em que eram melhores do que a grande maioria.

Apesar do empenho e dedicação dos habilidosos, sempre haviam os “patos”, jogadores “cafés-com-leite” com quem ninguém se importava no começo do campeonato, mas, com o decorrer das partidas, estes “patinhos feios” desenvolviam artimanhas para compensar a visível desigualdade de forças. Eles sabiam que eram inferiores mas ninguém gosta de perder, então, após descobrir algum macete (que acabava com o dinamismo e diversão do jogo) estes malditos “apelões” ficavam aplicando aquela manobra, golpe ou chute insistentemente até que conseguissem vencer. Campeões dos hadouken, sonic boom, choque do Blanka, tapas do E-Honda, pezinho da Chun-li... colocavam o atacante na frente do goleiro quando este ia quebrar pra frente... tudo visando somente a vitória.

Quando o azarão começava a ganhar muito, havia um debate e todos votavam para que aquele tipo de jogada fosse proibida, era então restabelecida a ordem com os grandes no topo e os fracos desclassificados.

Acho que o Santos tem grandes chances de ser campeão desta libertadores, pois conseguiu vencer um grande Azarão e suas artimanhas.

O “apelão” Once Caldas não é um time ruim, mas também não é bom e sabe disso. Então, o esperto treinador com suas anotações percebeu que se colocasse o melhor jogador do time (Moreno) aberto na direita parado ao lado da linha do meio de campo, teria chances de marcar no contra-ataque caso o restante do time, todo atrás, conseguisse tomar a bola e dar um chutão praquele lado...

Todos sabemos que não é fácil vencer um “apelão”, um competidor que deixa de lado a arte e diversão se concentrando apenas no resultado a qualquer custo. Também não existe na libertadores uma comissão que diga, isso não vale...

Então acho que o Santos está de parabéns por ter vencido o adversário mais difícil do ano, não pela qualidade do Once Caldas, mas por ter conseguido identificar suas artimanhas antes que fosse tarde, mudando um pouco o próprio estilo de jogo para conseguir a classificação.

Talvez os outros times brasileiros tenham sido desclassificados por desconhecer este tipo de adversário, sendo pegos de surpresa sem chances de recuperação pois na Libertadores não há tempo pra isso.

Tomara que ninguém mais invente nenhum macete pra que tenhamos os experts Santos e Vélez na final, encerrando com um bonito espetáculo este cobiçado campeonato repleto de “apelões”.

Por Zidane Kfouri Mathias