domingo, 26 de fevereiro de 2012

O "velho" novo Palmeiras

A última boa esperança
Em 2009, o Palmeiras de Keirrison, Cleiton Xavier e Diego Souza começou muito bem o ano, com vitórias e atuações convincentes o time comandado pelo "Pofexô" Luxemburgo deu muitas esperanças ao torcedor no primeiro semestre, com a venda de Keirrison para o Barcelona e a saída conturbada de Wanderley, os resultados não foram dos melhores e o time sofreu muito no restante da temporada. 

2011 para apagar da memória
No ano passado, o time foi alvo de muitas críticas, Luis Felipe Scolari chegou para dar uma nova cara a um time que sofria pela falta de regularidade e solidez defensiva, o ambiente nos vestiários não era dos melhores, Kléber (Gladiador) soltou o verbo contra a diretoria e deixou claro que não queria mais jogar pelo time verde, uma transformação era necessária, o ex-ídolo verde César Sampaio foi contratado como Gerente de Futebol para liderar uma grande mudança no futebol. Negociado com o Grêmio, Kléber saiu sem se despedir e parece não ter deixado muitos amigos no Palestra.
Festa dos rivais
Torcendo pelo final da temporada, a torcida palmeirense que já tinha visto o Santos ser campeão da Libertadores 2011, foi obrigada a assistir Corinthians se sagrar campeão Brasileiro na última rodada em cima do Palmeiras, era o fim de um ano para ser esquecido.

O fim da era "São Marcos"
No início de 2011, o goleiro anunciou sua aposentadoria, muitas lesões e dores acompanharam Marcos nos últimos anos e assim chegou ao fim a carreira de um dos melhores goleiros que o Brasil já teve, ídolo de todas as torcidas o goleiro Pentacampeão deixará saudades. 

A renovação
Certos de que uma grande mudança era necessária, em parceria com Sampaio, Felipão liderou a reformulação do elenco, Juninho, Daniel Carvalho, Wesley e Barcos são os principais reforços do ano, Luís Felipe precisava acima de tudo, ter o elenco ao seu lado, união, garra e espírito de equipe, coisas que faltaram ao time de 2011 parecem sobrar no elenco de 2012.  

A nova família Scolari
Luís Felipe marcou época em várias equipes por dar a sua "cara" ao time em campo, espírito de equipe, forte marcação, defensores altos, laterais rápidos, uma excelente bola parada, um meia articulador, um atacante alto com boa presença de área e um atacante rápido que faça a bola chegar na frente. O torcedor palmeirense pode finalmente se orgulhar pois o Palmeiras de 2012 oferece todos esses riscos aos adversários, Juninho e Cicinho são laterais muito rápidos, Marcos Assunção é impecável nas bolas paradas, Daniel Carvalho e/ou Valdívia fazem o papel do meia articulador, enquanto Maikon Leite e Barcos formam uma respeitável e clássica dupla de ataque daquelas que Felipão tanto gosta, o baixinho veloz e incansável e o grandalhão bem posicionado, cabeceador e finalizador. 

O novo camisa 9
Contratado sob suspeitas o atacante argentino Hernán Barcos, artilheiro da LDU em 2011 chegou para substituir o ex-ídolo Kléber, aos 27 anos e com passagens por vários clubes do mundo Barcos era um verdadeiro ponto de interrogação, ninguém sabia o que realmente esperar dele. Depois de alguns jogos com a camisa verde podemos listar algumas características do novo camisa 9, Barcos tem realmente grande presença de área, é bom cabeceador, tem bom posicionamento, sabe jogar com a bola nos pés, tem instinto de artilheiro, chuta com as duas pernas, além de fazer bem a função de pivô para quem vem de trás. Excelente jogador.

O que esperar do "velho" novo Palmeiras?
A reconstrução está no começo e a torcida terá de ser paciente, ajustes ainda terão que ser feitos, entrosamento e forma física serão grandes aliados da equipe para o restante da temporada, tropeços podem acontecer, é um trabalho de médio-longo prazo que visa fortalecer a base da equipe, classificar para a próxima Copa Libertadores é o principal objetivo da época e a Copa do Brasil será o principal foco do primeiro semestre. Acredito que seja grande a possibilidade do verdão conquistar um título esse ano, Paulistão e Copa do Brasil são os maiores alvos do planejamento verde.