sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Renato Abreu? Porque não Diego?

Diego Ribas da Cunha, jogador de Ribeirão Preto que dispensa apresentações, nascido em 1985, Diego tem hoje 26 anos e só completará 27 em Fevereiro de 2012.

Resolvi escrever esse texto pois há um bom tempo estamos vendo a seleção brasileira jogando em amistosos, na Copa América,  Copa Roca e etc. Durante a Copa América, vimos quartetos ofensivos formados por Ganso, Robinho, Pato e Neymar; Ganso, Robinho, Neymar e Fred, isso sem falar das inúmeras vezes em que nos deparávamos com figuras como as de Renato Augusto, Jadson, Thiago Neves e outros jogadores que obviamente não são "material de seleção" na tentativa de substituir um Paulo Henrique Ganso que em 2011 ainda não jogou metade do que vimos antes lesão em 2010, quero deixar claro que não duvido de forma nenhuma do talento de Paulo Henrique, mas a verdade é a seguinte, graças ao regulamento da "mais do que sem graça" Copa Roca, Mano Menezes talvez "acidentalmente" acertou em 3, das 4 posições ofensivas que temos para a amarelinha, Ronaldinho Gaúcho, Neymar e Leandro Damião mostraram que têm mais do que condições de assumirem as camisas 10, 11 e 9 da seleção. 

E antes que muitos me perguntem porque a seleção não ganhou da Argentina no primeiro jogo da Copa Roca, eu já respondo. O Brasil não ganhou por dois motivos: 1 - A escalação do resto do time era Jeferson, Danilo, Dedé, Rever, Kléber, Ralfi, Paulinho e Renato Abreu, meu time do Cartola bate nesse; e 2 - O time não queria ganhar tanto assim.

Então, apesar de considerar perfeita uma futura escalação ofensiva de Ganso, Ronaldinho, Neymar e Damião, acho fundamental que uma seleção como a brasileira tenha opções que possam entrar e mudar o rumo de uma partida. Para as outras posições, boas opções estão aparecendo, no ataque temos opções como Robinho, Pato e Hulk. Para a defesa temos Dedé e David Luiz. Para a ala direita temos Maicon, Dani Alves. Na ala esquerda, problema resolvido com Marcelo, ele é o cara.

Mas e para a armação das jogadas, Ganso é de fato a melhor opção que temos, mas e quando ele não estiver bem, quem entra? As lesões estão acompanhando o craque há um bom tempo e assistir um meio de campo formado por Ralfi, Paulinho e Renato Abreu pra mim foi a gota d'água, Ralfi e Paulinho ainda são nomes minimamente aceitáveis, são novos e estão sendo testados, agora Renato Abreu tem 33 anos, não foi titular absoluto em nenhum clube por onde passou, é um jogador lento e uma semana antes da convocação fez uma das piores partidas do Flamengo no brasileirão, quando veio jogar com o Corinthians no Pacaembú e ainda se envolveu numa confusão com Emerson "Sheik".

É claro que até o momento era impossível contar com Diego na seleção pelo simples motivo dele estar afastado no Wolfsburg, e ao contrário do que muitos pensam o craque que teve até agora uma carreira conturbada, fez boas temporadas em quase todas as equipes, é não é nem de longe um Bad Boy como os rotuladores costumam dizer, não precisa ser santista pra saber que Diego é de fato muito mais jogador do que o próprio Robinho, no Porto, Diego foi campeão e ganhou vários prêmios, no Werder Bremen o jogador é ídolo e foi striker da Bundesliga, na Juventus fez ótimas partidas mas a troca de treinadores prejudicou o jogador que saiu para o Wolfsburg onde encontrou o treinador mais maluco do mundo Felix Magath, segundo o próprio Josué que ainda joga pelos Wolfs, os jogadores não podem nem atender o celular na concentração, ainda assim, Diego quando foi aproveitado, fez ótimas partidas na temporada 2010/11. 
Hoje, Diego começa vida nova num Campeonato de nível mais alto do que a Bundesliga e não há dúvidas de que no Atlético de Madrid ao lado de Falcao Garcia o craque terá liberdade e oportunidades de jogar.

O Atlético de Madrid estreou ontem na fase de grupos da Liga Europa vencendo o Celtic por 2 x 0, Diego fez ótima partida além de ter feito um gol, está muito forte fisicamente, correu o tempo todo e comandou todas as ações ofensivas do time de Madrid, além de ajudar na marcação do meio de campo. Clique aqui e veja os lances.

Agora Diego está de volta, jogando, titular, numa liga de alto nível, num grande time da Europa, ao lado e contra grandes jogadores do mundo, em 2014, Diego terá 29 anos e estará no auge da sua experiência, então minha pergunta é: Se já testamos Renato Augusto, Jadson, Renato Abreu, Thiago Neves, Oscar e outros, porque não Diego?

Mano Menezes, porque não Diego???

Vamos acompanhar e cobrar!!!