sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Morumbi 2014

Olé (dia 23 de Fevereiro) from Renato Loeb on Vimeo.


Felipe Vaz e Quico tiveram a companhia de Ricci Jr. e Carlos Port, integrantes do movimento "Morumbi 2014 eu apoio"

Once Caldas 2x1 São Paulo

A derrota para o Once Caldas pela segunda rodada da Libertadores 2010, jogando fora de casa, pode ser considerado um resultado normal. Afinal o time colombiano, campeão da edição de 2004, não perde uma partida internacional jogando em seu estádio há 18 jogos. No entanto, o futebol demonstrado pelo tricolor paulista não vem agradando. Não compartilho da opinião de que o São Paulo fez um bom primeiro tempo e caiu de rendimento na segunda etapa. O time não conseguiu me animar durante todos os 90 min. A pressão esperada por parte do time colombiano não aconteceu até o gol são-paulino, aos 33 minutos do primeiro tempo, em cobrança de falta de Rogério Ceni. Até então, o SP demonstrava muita tranquilidade durante a partida. Tranquilidade característica desse time, mas nem sempre adequada. Depois de tomar o gol, o Once Caldas foi obrigado a pressionar e a sair para o jogo, e o tricolor demonstrou mais uma vez o futebol apático que vem demonstrando durante toda a temporada de 2010. O time colombiano criou mais oportunidades, foi melhor durante quase todo o jogo e esteve mais perto de ampliar o placar que o time brasileiro de empatar a partida. No final, a derrota de virada sofrida pelo SP foi justa e o Once Caldas justificou a invencibilidade dentro de seu estádio.

A verdade é qu
e o São Paulo se tornou um time de toque de bola. Um time que demonstra tranquilidade e paciência durante toda a partida, além da falta de criatividade. Um time que aparenta ter o controle do jogo durante boa parte dos 90 minutos, mas que raramente controlou um jogo até agora. Dagoberto faz muita falta nesse time, que perde muita velocidade quando Marcelinho faz a dupla de ataque com Washington. A recuperação de Fernandinho deve melhorar essa deficencia. A entrada de R.Souto no meio de campo deve dar mais segurança a Hernanes e C.Santana e só nos resta torcer para que estes estejam mais inspirados durante o resto da temporada.

Claro que, como é de costume por aqui, o trabalho do téc. Ricardo Gomes começa a ser questionado. Eu, particularmente, gosto do RG como treinador do SP. A passagem do Muricy pelo Palmeiras me permitiu ver como a personalidade rabugenta do nosso ex-téc. é irritante. Mas, por menos criativo e feio de se ver que fossem suas bola alçadas na área, elas criavam oportunidades de gol. É bom o RG ficar esperto! Muricy e até o último técnico campeão da Libertadores pelo SP, Paulo Autuori, estão por aí... l

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O time do agora vai...

Confesso que, como torcedor do São Paulo, não ficava tão animado com o inicio de temporada como com a temporada de 2010. Grandes nomes como C.Santana, R.Souto, M.Paraíba, Alex Silva e Cicinho chegaram para compor o elenco tricolor. Há anos não vejo um elenco tão forte , completo. No entanto, o São Paulo de 2010 vem apresentando, até agora, um futebol que só posso classificar como chato, lento e sem identidade. Esse futebol ainda não conseguiu convencer nem o mais otimista dos torcedores.

A defesa tricolor não vem apresentando a mesma segurança dos últimos anos. A saída de André Dias para a Lazio enfraqueceu muito o sistema defensivo do time. Mesmo que Xandão (ex-Barueri) venha surpreendendo pela personalidade apresentada e por suas boas atuações é notável que a zaga está mais frágil.
Minha Opinião: A grande esperança é que, após se recuperar de lesão, Alex Silva volte bem e reestabeleça a qualidade característica da zaga são-paulina.

As laterais são problemas antigos no São Paulo. A chegada de Cicinho resolve o problema da lateral direita. Jean vinha dando conta do recado, mas Cicinho é um jogador diferenciado. O maior problema é a lateral esquerda. Jr. César não convenceu a torcida ou a comissão técnica tricolor e J.Wagner não é lateral, além de não ser um especialista na posição, perdemos um bom jogador no meio de campo.
Minha Opinião: Acho que o Jr. César merece mais oportunidades, ele foi mais responsabilizado
pelos insucessos em 2009 do que merecia.

O meio de campo foi o setor mais reforçado e é responsável pela mudança mais notável no estilo de jogo são-paulino, a qualidade dos passes. A qualidade dos passes aumentou, sem sombra de dúvidas, mas a criatividade, que já não era o ponto forte do meio campo nas ultimas temporadas, diminuiu. O São Paulo segue sem ter um meia de ofício. Hernanes, C.Santana e Léo Lima, responsávei pela criação, são habilidosos e bons jogadores mas não são meias de criação por característica.
Minha Opinião: Como nunca precisamos de meias para vencer espero que não precisemos esse ano novamente. Temos bons jogadores no meio: R.Souto, Hernanes, C.Santana, L.Lima, Jean, Richarlyson e etc. espero que isso seja suficiente!

A boa notícia do ataque se limita ao bom futebol apresentado por Dagoberto nesse inicio de temporada e ao promissor Henrique. M.Paraíba vem demonstrando que talvez não tenha a velocidade e a força necessária para ser, no São Paulo, o destaque que foi no Coritiba em 2009. A busca da diretoria por outro atacante de peso demonstra que Washington ainda divide opiniões e que Roger provavelmente não será aproveitado novamente.
Minha Opinião: Henrique e até o Roger merecem mais oportunidades. No entanto, mesmo que esses dois possam render muito mais no ataque que o Coração Valente, não conseguiriam ameaçar a titularidade do W9, muito mais pelo nome, histórico e salário que pelo momento.

Ainda estou no aguardo para ver esse meu time, de tantos grandes nomes, jogar de verdade. Esperei a tal pré-temporada. Esperei as primeiras rodadas do Paulistinha. Esperei a formação do "time ideal" para a Libertadores. Agora estou esperando o retorno de Dagoberto, R.Souto, Alex Silva e Fernandinho e se depois disso ainda não me animar ao ver meu time em campo, pode ser tarde demais.

Prazer,
R.Nagano

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Aguirre ... sabe quem é ele??? Olho nele ...

Wilmer Alexander Aguirre Vazques, nasceu em 5 de Outubro de 1983 em Pisco no Peru. O jogador de apenas 1,68m começou a carreira no Alianza Lima no ano de 2001 marcou 40 gols em 156 jogos e se transferiu para o Metz da França em 2006, como já era esperado o Peruano não teve o mesmo sucesso na França e retornou ao Alianza em 2008 onde desde o seu retorno já marcou 26 vezes em 71 jogos.
Aguirre é hoje um dos principais atacantes em atividade no Perú, no início da carreira ficou conhecido por sua grande velocidade e força, mas tinha muita dificuldade na finalização. Pois então, a idade veio, junto com ela vieram a experiência e a finalização mais apurada.
Aguirre fez 3 contra o Estudiantes de La Plata (atual campeão da Libertadores) e é a principal arma do atual líder do Grupo 3. Portanto aí vai meu aviso aos clubes brasileiros:

OLHO NELE!!!

OU VOCÊS NÃO SE LEMBRAM DO CABAÑAS???

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Problema do Dorival ... Santos na prancheta!!!

Hoje os santistas estão mais do que confusos, Dorival Jr. tem um time leve e eficiente nas mãos e é exatamente por toda essa flexibilidade, escalar o time é algo muito complicado além de prazeroso é claro, desconsiderando as lesões e suspensões, vamos as opções:

Opção 1:

clique na imagem para zoom



Nessa formação o time joga num 4-3-3 com o Neymar fazendo a função de meia e variando a tática para um 4-2-1-1-2. Na minha opinião a mais eficiente, com Brum, Marquinhos e Wesley como opções de meio campo para o ritmo não cair no segundo tempo.

Opção 2:

clique na imagem para zoom


Formação mais cautelosa e o sonho de todo treinador 4-4-2, talvez fosse considerada como a ideal por alguns de nós, mas claramente não é a mais eficiente, o time sente falta de um pivô, alguém para prender a bola na frente e distribuir para quem vem de tráz e estar na área pronto para concluir os rebotes, André vem fazendo bem essa função.

Mas o problema do Dorival vai um pouco além disso, a questão é que no time do Santos o dupla Neymar e Paulo Henrique vem desequilibrando, Robinho é Robinho e não pode sair, Wesley surpreende a cada jogo e se tornou boa opção na ala direita, Marquinhos não entrou no ritmo leve do time nem de longe, Arouca se encaixou no elenco como uma luva e o setor ofensivo não funciona sem André, a defesa fica fraca pelo lado quando Pará é eleito para jogar em uma das alas, Roberto Brum e Rodrigo Mancha disputam a posição de cão de guarda na frente da defesa e a torcida quer ver Giovanni em campo sempre que possível.

O Santos é um time muito leve que marca a saída de bola e dificulta a evolução do adversário pelas laterais com Neymar e Robinho e pelo meio com Ganso e Wesley. Além de ser muito rápido quando rouba a bola.

Qual seria o time ideal do Santos pra você???