segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Cicinho, um exemplo de "Lateral de Verdade"

Cícero João de Cézare, nascido em 24 de Junho de 1980 na cidade de Pradópolis-SP é hoje mais conhecido como Cicinho, assim como algumas lendas da história do São Paulo FC e do futebol brasileiro, Cicinho também foi revelado pelo Botafogo de Ribeirão Preto e em sua passagem pelo Atlético-MG foi contratado para substituir Mancini que tinha acabado de ser vendido para a Roma, chegou sob desconfiança da torcida do Galo e no final virou ídolo da torcida, saiu do time pela justiça.
Contratado pelo São Paulo, veio para ser reserva do ex-meia Belletti que também passou pelo Galo,
virou titular do time e em 2005 ganhou três títulos pelo tricolor; Paulista, Libertadores e Mundial Interclubes.
Cicinho foi embora para a Europa em 2006, foi Campeão Espanhol pelo Real Madrid e da Copa da Itália pela Roma. Já o São Paulo desde então, ficou carente na posição. É claro que nesse meio tempo o São Paulo teve o habilidoso Ilsinho, boa opção ofensiva mas era mais um ala/ofensivo do que lateral, além disso Ilsinho também foi embora rápido. Mesmo sem laterais de origem, o tricolor continuou vencendo campeonatos, mas a falta de um lateral direito sempre incomodou muito a torcida e a comissão técnica.
Desde a saída de Ilsinho o São Paulo vem buscando opções para o crônico problema, já jogaram na posição; Éder, Zé Luis, Alex Silva, Wagner Diniz, Joílson, Jean e até André Dias.
Mas a verdade é que em 2010 o São Paulo resolveu o problema, pois Cicinho está de volta e ele sabe como poucos qual deve ser o posicionamento e a movimentação de um "Lateral de Verdade", volta mais maduro, marcando mais forte, mais experiente e tem uma arma que está cada vez mais rara UM CRUZAMENTO IMPECÁVEL.
Cicinho foi para o Real Madrid em 2006 e segundo ele próprio, jogar com David Beckham foi um grande aprendizado pra ele, "O David tem um jeito muito diferente de bater na bola, o cruzamento dele é impressionante".
Desde sua saída do São Paulo era considerado o substituto natural de Cafú na seleção, mas sua série de lesões no Real e na Roma permitiram que jogadores como Maicon e Daniel Alves agarrassem as duas vagas da posição e não largassem mais.
Cicinho dificilmente terá mais oportunidades na seleção, um grande jogador que como muitos na nossa história são craques mas tiveram sua história na seleção interrompida por repetidas lesões.
Mas a verdade é que ele está de volta ao São Paulo e o futebol brasileiro só tem a ganhar com a presença de jogadores como ele.

Um comentário:

Camila Zanluchi disse...

Olha olha olah, até parece um são paulino escrevendo... rsrsr
Gostei bastante do seu texto viu Dedé ... expressou bem o que eu penso tb sobre o Cicinho. Uma bela contratação do SP!!