quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O time do agora vai...

Confesso que, como torcedor do São Paulo, não ficava tão animado com o inicio de temporada como com a temporada de 2010. Grandes nomes como C.Santana, R.Souto, M.Paraíba, Alex Silva e Cicinho chegaram para compor o elenco tricolor. Há anos não vejo um elenco tão forte , completo. No entanto, o São Paulo de 2010 vem apresentando, até agora, um futebol que só posso classificar como chato, lento e sem identidade. Esse futebol ainda não conseguiu convencer nem o mais otimista dos torcedores.

A defesa tricolor não vem apresentando a mesma segurança dos últimos anos. A saída de André Dias para a Lazio enfraqueceu muito o sistema defensivo do time. Mesmo que Xandão (ex-Barueri) venha surpreendendo pela personalidade apresentada e por suas boas atuações é notável que a zaga está mais frágil.
Minha Opinião: A grande esperança é que, após se recuperar de lesão, Alex Silva volte bem e reestabeleça a qualidade característica da zaga são-paulina.

As laterais são problemas antigos no São Paulo. A chegada de Cicinho resolve o problema da lateral direita. Jean vinha dando conta do recado, mas Cicinho é um jogador diferenciado. O maior problema é a lateral esquerda. Jr. César não convenceu a torcida ou a comissão técnica tricolor e J.Wagner não é lateral, além de não ser um especialista na posição, perdemos um bom jogador no meio de campo.
Minha Opinião: Acho que o Jr. César merece mais oportunidades, ele foi mais responsabilizado
pelos insucessos em 2009 do que merecia.

O meio de campo foi o setor mais reforçado e é responsável pela mudança mais notável no estilo de jogo são-paulino, a qualidade dos passes. A qualidade dos passes aumentou, sem sombra de dúvidas, mas a criatividade, que já não era o ponto forte do meio campo nas ultimas temporadas, diminuiu. O São Paulo segue sem ter um meia de ofício. Hernanes, C.Santana e Léo Lima, responsávei pela criação, são habilidosos e bons jogadores mas não são meias de criação por característica.
Minha Opinião: Como nunca precisamos de meias para vencer espero que não precisemos esse ano novamente. Temos bons jogadores no meio: R.Souto, Hernanes, C.Santana, L.Lima, Jean, Richarlyson e etc. espero que isso seja suficiente!

A boa notícia do ataque se limita ao bom futebol apresentado por Dagoberto nesse inicio de temporada e ao promissor Henrique. M.Paraíba vem demonstrando que talvez não tenha a velocidade e a força necessária para ser, no São Paulo, o destaque que foi no Coritiba em 2009. A busca da diretoria por outro atacante de peso demonstra que Washington ainda divide opiniões e que Roger provavelmente não será aproveitado novamente.
Minha Opinião: Henrique e até o Roger merecem mais oportunidades. No entanto, mesmo que esses dois possam render muito mais no ataque que o Coração Valente, não conseguiriam ameaçar a titularidade do W9, muito mais pelo nome, histórico e salário que pelo momento.

Ainda estou no aguardo para ver esse meu time, de tantos grandes nomes, jogar de verdade. Esperei a tal pré-temporada. Esperei as primeiras rodadas do Paulistinha. Esperei a formação do "time ideal" para a Libertadores. Agora estou esperando o retorno de Dagoberto, R.Souto, Alex Silva e Fernandinho e se depois disso ainda não me animar ao ver meu time em campo, pode ser tarde demais.

Prazer,
R.Nagano

Nenhum comentário: