terça-feira, 3 de janeiro de 2012

S. E. Palmeiras - Balanço 2011 + Previsão 2012

S. E. Palmeiras

Qual era a meta de 2011?
Também tinham 3 formas de classificar para a Libertadores, era o sonho da diretoria no início do ano.

Conseguiram?
Não

Porque?
O ano do Palmeiras foi marcado com um dos mais turbulentos da sua história, teve jogador agredido pela torcida, ídolos dispensados, ameaças de morte e sequestros. Foram inúmeros problemas políticos e problemas no comando técnico. Felipão dificilmente repetiu uma escalação e o time foi instável em todos os setores.

Qual é a meta de 2012?
César Sampaio assumiu a diretoria de futebol do clube recentemente e parece ter trazido mais tranquilidade para o comandante Luís Felipe. A meta ainda é classificar para a Libertadores 2013 e voltar a ganhar títulos. Os últimos dois títulos verdes foram a Série B (2003) e o Paulistão (2008), o último grande título foi a Libertadores em 1999.


Como será o time de 2012?

Goleiro
- São Marcos ainda não decidiu se vai ou não parar de jogar em 2012, mas a verdade é que o titular da posição é Deola, e assim deve continuar durante toda a temporada.

Lateral Direita - Um dos que se salvaram das críticas em 2011 foi Cicinho, bom lateral, apoia com velocidade e marca com eficiência, não devemos ter novidades nessa posição.

Lateral Esquerda -Nenhum lateral do elenco de 2011 se acertou, Gabriel Silva foi vendido para a Udinese, mas a diretoria agiu rápido e trouxe Juninho (ex-Figueirense), o ala deve começar o ano como titular da posição.

Zagueiros - A diretoria ainda trabalha para trazer mais um nome para essa posição, o mais próximo é o argentino Adalberto Román do River Plate, além dele o Palmeiras já conta com Henrique, Maurício Ramos, Leandro Amaro e Thiago Heleno. Henrique e Román me parecem ser os mais fortes do elenco.

Volantes - Ao contrário do SP, o verdão não tem nomes de sobra para a posição e ainda sofre com um erro de 2011 que foi, liberar Pierre para o Atlético Mineiro. Agora o Galo briga para ficar com Pierre que parece querer ficar em Minas, a saída pode ser a vinda de Richarlyson, antigo sonho verde que é o nome indicado por Felipão. Márcio Araújo, Assunção, Chico e João Vitor são os únicos volantes do elenco. A posição ainda precisa de reforços.

Meias -A posição sem dúvidas mais carente do elenco, em 2011 o Palmeiras gastou muito dinheiro para trazer Valdívia de volta, e a verdade é que o chileno não deu o retorno esperado. Além de Valdívia, o elenco verde têm os Patrick's, Tinga e Pedro Carmona. A única possibilidade por enquanto é a vinda de Daniel Carvalho do Galo que parece estar bem próxima.

Atacantes - A diretoria ainda tenta dar as últimas cartadas para contar com Diego Tardelli, mas a negociação parece estar cada vez mais distante. Os nomes do elenco são: Maikon Leite, Vinícius, Dinei, Luan, Fernandão e Ricardo Bueno. Muitos nomes foram especulados mas não houve nenhuma movimentação concreta no mercado e o Palmeiras parece querer mais do que realmente pode.

Qual a base para 2012?

Uma das táticas mais utilizadas pelo Palmeiras em 2011 foi o 4-5-1 com variação ofensiva para o 4-3-3, se Luís Felipe decidir continuar utilizando a tática escalação de 2012 pode ser a seguinte:



Se Felipão optar pela variação do tradicional 4-4-2, a base pode ser a seguinte:


* Os nomes em amarelo ainda não estão confirmados no verdão, são as posições onde a diretoria mais trabalha para trazer reforços, além do ataque.

O você Palmeirense, o que achou da base do time para 2012?

Em seguida, falaremos de Corinthians e Santos.

Nenhum comentário: