quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Santos F.C. - Balanço 2011 + Previsões 2012

Santos F. C.


Qual era a meta de 2011?
Fazer boa campanha na Copa Libertadores da América 2011 e classificar para a edição 2012 da competição.

Conseguiram?
Sim, superaram as expectativas. Foram campeões, garantiram classificação antecipada, e jogaram o mundial no Japão contra o Barcelona.

Porque?
No início de 2010, Dorival Jr. e a nova diretoria começaram um trabalho visando vencer a Libertadores até 2013. A verdade é que os meninos da Vila comandados por Neymar Jr. superaram as expectativas, encurtaram o caminho vencendo a Copa do Brasil de 2010, depois da saída de Dorival, passaram Marcelo Martelotte e Adílson Batista que não convenceram, antes que fosse tarde, a diretoria acertou com o excelente Muricy Ramalho, que chegou ao Santos precisando de uma vitória fora de casa para se classificar no grupo da Libertadores, o time se acertou defensivamente e a estrela de Neymar pode brilhar. Assim o Santos se transformou num time eficiente e vitorioso.

Qual é a meta de 2012?
O Santos jogou o mundial de clubes contra o Barcelona e tomou um baile, mal teve a posse da bola, foi dominado por um time de futebol diferenciado, modelo espetacular, variação tática brilhante. Sendo assim, essa é a nova meta do Santos para os próximos anos, entender, praticar e executar em campo a difícil eficiência catalã nos campos brasileiros e sul-americanos. Vencer a Libertadores e fazer melhor campanha no Brasileirão 2012 é a meta santista.

Como será o time de 2012?

Goleiro
- Com Aranha e Vladimir na reserva, Rafael segue como o camisa 1 do Peixe. Além desses, Felipe e Fábio Costa que ainda têm contrato, retornam mas devem ser emprestados e/ou negociados.

Lateral Direita - A posição é um problema no Santos há muito tempo, no início de 2011 o time contava com Jonathan, Danilo e Pará. No meio do ano Jonathan foi negociado com a Inter de Milão, no fim do ano Danilo foi para o Porto. A diretoria agiu rápido e trouxe Jonas, revelação do Coritiba em 2011.

Lateral Esquerda - Apesar de contar com Léo, a comissão técnica vai atrás de mais um nome, Gerson Magrão ex-Cruzeiro que recentemente se desligou do Dinamo de Kiev - UCR está acertando com o Peixe.

Zagueiros - No final de 2011 vimos o zagueiro Durval ser deslocado para a lateral esquerda e o miolo de zaga foi formado por Dracena e Bruno Rodrigo, apesar de Durval não ter sido aprovado na ala, Bruno Rodrigo surpreendeu e muito o treinador. Durval deve perder espaço como titular em 2012.

Volantes - Com a recuperação de Adriano o Santos fica com as seguintes opções no elenco: Adriano, Arouca, Henrique, Possebon e Anderson Carvalho.

Meias - Apesar de ter tentado a contratação de Zé Roberto e Cleiton Xavier, o meio campo do Santos deve ser o mesmo de 2011, novidades da base podem surgir em 2012, por enquanto o time conta com as seguintes opções: Ganso, Elano, Ibson, Breitner e Felipe Anderson. A diretoria ainda trabalha para reforçar a posição.

Atacantes - Com muito esforço, orgulho e muito melhor do que qualquer reforço, o Santos conseguiu o mais difícil que era segurar o jovem Neymar, pretendido por clubes do calibre de Real Madrid e Barcelona o jovem vai ficar na Vila até 2014. Além da dupla titular, Borges e Neymar, o Peixe conta com os atacantes, Rentería, Alan Kardec, Diogo e Tiago Alves.

Qual a base para 2012?

O Santos de Muricy terminou o ano jogando num 4-4-2 com variação para o 4-1-2-1-2, tudo depende muito da atuação de Elano ou de Ibson na meia direita, se não forem bem Muricy pode optar por uma formação diferente, veja as opções:


Opção 1, mais ofensiva com Elano ou Ibson jogando pela meia direita:
Opção 2: Se o time não se encaixar no 4-4-2, Muricy deve mudar rapidamente para o 4-1-2-1-2, foi nessa formação que o time venceu a Libertadores 2011, veja:



* Os nomes em amarelo ainda não estão confirmados no Santos, é a posição onde a diretoria mais trabalha para trazer reforços, além do meio campo.

O você Santista, o que achou da base do time para 2012?

Nenhum comentário: